top of page

Linhas

 

As linhas também tiveram sua evolução: de crina de cavalo à seda e ao linho, do náilon (mais usado) ao multifilamento. Elas são o que realmente liga o peixe ao pescador, e por isso, merecem atenção. E para tanto, é bom que se analise as características da linha antes de comprá-la.

Elasticidade

      Linhas com alta elasticidade acabam tirando a sensibilidade e, portanto, as menos elásticas são indicadas para pescarias que requerem atenção, como na busca por peixes de boca óssea, peixes que mordiscam a isca e na pesca de fundo.

Cor

    Em águas cristalinas, a linha transparente é a mais adequada, visto que os peixe também se orientam pela visão. As cores podem ajudar o pescador a identificar a linha na água e trabalhar melhor a isca.

Memória

     Isso, as linhas também têm "memória". As com muita memória são de um manuseio mais difícil e mais propensas a criar piolhos e cabeleiras, mas possuem alta resistência à abrasão.

Tipos 

     Náilon: O tipo de linha mais usado ainda. É conhecido por uma elasticidade comumente maior e pela resistência.

    Fluorcarbono: Mais recente, essa linha é notória pela baixa visibilidade, alta resistência à abrasão e uma maior densidade (permitindo afundar rapidamente) e baixa elasticidade.

   Multifilamento: Um salto na evolução das linhas, as de multifilamento são famosas pela elasticidade quase zero (3%, enquanto a das de náilon é de 20%) e pela  memória muito baixa. Todavia é indispensável o uso de líderes.

      

Líderes

     Os líderes nada mais são que uma linha extra atada entre o anzol e a linha principal, utilizados para evitar o rompimento desta, para diminuir a vibração da linha ou para diminuir a visibilidade próxima à isca.

 

© PESCA ESPORTIVA. Orgulhosamente criado por Jônatas Pereira Bertholucci

  • w-google+
  • Twitter Clean
  • w-facebook
bottom of page