



Carretilhas e Molinetes
Equipamentos quase que indispensáveis à pesca, carretilhas e molinetes variam em modelos, velocidades de recolhimento, reguladores de fricção, peso, estilo, design e marcas. Oferecem o melhor para os pescadores, tendo especialidades que facilitam o arremesso em relação a fatores essenciais, como distância e precisão. Para escolher entre os dois, veja primeiro o melhor de cada máquina:
AS CARRETILHAS:
-
Possuem maior força;
-
Ideais para arremessos de precisão;
-
As de perfil baixo têm melhor encaixe nas mãos.
OS MOLINETES:
-
Possuem soltura mais rápida da linha;
-
Facilitam o arremesso de iscas muito leves;
-
Arremessam longe com maior facilidade.
Regulagem de Fricção: O controle da fricção é de extrema importância para vencer batalhas nas águas. Regula a pressão sofrida pela linha para sua "libertação" e pode ajudar a enfraquecer o peixe. Nas carretilhas, pode-se regulá-la em uma peça junto à manivela, com o formato de uma estrela. Nos molinetes pode-se regulá-la na extremidade do carretel.
Piolho x Cabeleira (de acordo com a Bíblia do Pescador 2014):
-
Piolho: liberação súbita de muita linha do carretel do molinete causando grandes embaraços. Causado pelo enrolamento de linha frouxa ou excesso de linha. É um tanto raro.
-
Cabeleira: embaraço da linha da carretilha, que ocorre quando o carretel gira mais rápido que a velocidade de saída da linha.



PESCA ESPORTIVA e PEIXES
