



Varas
Desde a Antiguidade o homem pesca, e um jeito fácil de levar a isca onde o peixe está é com uso da vara. Há registros chineses de varas que foram utilizadas para pescar por volta de 2000 a.C. A vara veio evoluindo desde então, sendo aperfeiçoada, de um simples galho de madeira a um caniço de bambu, de uma fibra de vidro às de carbono ou grafite. São essenciais na pesca esportiva. A vara geralmente é um dos sentidos do pescador para identificar se há peixe abocanhando a isca ou mesmo se fisgou um exemplar, por isso pode ser considerado o prolongamento dos braços do pescador.
AÇÃO
A seguir está a classificação das varas quanto à ação, que define a reação do caniço quando submetido a certas forças, como a de um peixe fisgado nadando na direção contrária a do pescador; está relacionado à velocidade em que o caniço retorna à posição original e não à curvatura que ele faz (um erro comum):
-
Rápidas (fast): Para fisgadas mais difíceis;
-
Médias (regular): Para fisgadas mais fáceis;
-
Lentas (slow): Ideais para peixes que experimentam a isca antes de carregá-la.
Quando usar qual?
As varas variam tanto no comprimento quanto na ação e saber quando usar qual tipo específico em uma pescaria pode ser difícil. Para isso, é essencial que você veja qual ou quais fatores são essenciais para uma boa captura. Pense, a precisão do seu arremesso é fundamental? Se for, além de prática, varas curtas de ação média podem te ajudar. Se você está longe do peixe e precisa alcançar uma longa distância em seu arremesso, pode facilitar o uso de varas longas. Caso você precise ficar atento à isca, sua sensibilidade deve estar alta e o melhor seria o uso de varas rápidas, o que te permite sentir qualquer movimento da isca. O peso da isca também influencia no arremesso, as pesadas são mais fáceis de serem impulsionadas, no entanto as leves podem exigir mais prática; e você pode se sair melhor com as varas lentas. As características físicas do peixe e seu habitat influenciam no equipamento ideal para ser utilizado. Informe-se sobre que fator não pode ser ignorado no seu estilo de pesca.
POTÊNCIA
A potência do caniço é algo que não pode deixar de ser analisado para um boa pescada. Esta norteia o melhor porte de peixe para ser procurado com o equipamento. Varia entre ultraleves, leves, médio-leves, médias, médio-pesadas, pesadas e ultrapesadas ou super pesadas. As ultraleves podem ser usadas para capturar lambaris, e as super pesadas para brincar com uma piraíba. Se a potência não estiver adequada para o peixe, o equipamento será danificado (no caso de ser menor do que o esperado) ou tirar a diversão da captura (no caso de ser maior).


PESCA ESPORTIVA e PEIXES
